sexta-feira, 1 de julho de 2011

Escassez de mão-de-obra reduz nível de exigência

IT Careers - Convergência Digital
:: Da redação :: 30/06/2011

Fluência em idiomas, pós-graduação e experiência na área, antes fundamentais em qualquer candidato, já não são mais requisitos para diversas empresas na hora de contratar um profissional. Tudo isso em razão da escassez de mão de obra, de acordo com a Human Brasil.

A empresa, especialista na seleção e recrutamento de talentos, formação, desenvolvimento e consultoria estratégica de pessoas nas organizações, aponta que em mais de 60% dos casos as organizações têm diminuído suas exigências nos processos seletivos.

“Além de não serem mais tão exigentes, os contratantes vêm adotando políticas para retenção dos talentos que possuem”, afirma Fernando Montero da Costa, Diretor de Operações da Human Brasil. “As empresas não querem perder os profissionais qualificados que, a muito custo, preencheram a demanda de vagas.”

Ainda segundo o consultor, o chamado “apagão da mão-de-obra qualificada” tem sido sentido em todas as regiões do território nacional, mas, principalmente, no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

“A carência é especialmente de técnicos, engenheiros e profissionais de nível operacional. Faltam, por exemplo, gerentes de projetos, operadores de produção e trabalhadores em geral da área de tecnologia de informação.” Com esse cenário, que se arrasta desde o segundo semestre de 2010, as organizações acabam tendo que investir em treinamentos de capacitação desses novos colaboradores.


Fonte:http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26777&sid=57


Nenhum comentário:

Postar um comentário